top of page

O valor da comunicação interna


Os funcionários são de fato o maior patrimônio da sua empresa? Hum, mas você nem se lembra da última campanha motivacional... Será que ela despertou engajamento?

Pois é, muitas organizações não se dão conta, mas pagam um alto preço pela falta do planejamento estratégico de Comunicação Interna. Junto ao Recursos Humanos, ela trabalha o endomarketing, num processo contínuo e renovável, de longo prazo.

O caminho é priorizar os colaboradores na divulgação das informações. É fazê-los acreditar de fato nos processos internos. É envolve-los em experiências inovadoras e prazerosas com novos produtos e serviços. É convencê-los naturalmente da qualidade das marcas e da política de atuação, tornando-os embaixadores da instituição.

Difícil de entender? Em nosso site há exemplos de ferramentas para tratar, inspirar, emocionar e unir os funcionários num só objetivo. Seja do ponto de vista de comunicação interna ou externa.

Esta semana, a Fan Page da Speaker traz por exemplo o que a Rede Globo promove com os colaboradores em torno dos seus principais projetos comerciais. E isso num vídeo de pouco mais de um minuto.

No ano passado, os colaboradores da emissora tiveram happy hour de Carnaval e concursos de bandas, foram encorajados a participar da Ação Global, visitaram o Parque Olímpico e receberam entradas para os Jogos e o Rock in Rio.

A Usiminas, gigante siderúrgica, também tem ações interessantes. Inclusive via WhatsApp, os funcionários andam aderindo a corridas de rua. Em uma delas, foram quase 70 participantes de Guarulhos, cerca de 10% da unidade fabril.

As empresas têm procurado também o Design Thinking, um conjunto de métodos e processos com maior olhar para os colaboradores e participação deles nas soluções. Viu algo assim no Fantástico?

Outra ação interessante é o complemento ou a substituição da intranet pela rede social interna. O formato é mais dinâmico e atrativo, próximo da realidade do ser humano comum. Ela contribui para a gestão do clima nas companhias.

Na farmacêutica Sanofi, o discurso da Comunicação é pelo estímulo à vulnerabilidade, pois assim os funcionários se sentem mais à vontade para expor as ideias.

xxxxxx - xxxxxx

Alessandro da Mata é pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Cásper Líbero. Atualmente trabalha como Chefe Executivo da Speaker Comunicação e Marketing – www.speakercomunicacao.com.br.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page