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Quais são as suas estratégias de venda e mensuração?

Hum, para ganhar dinheiro você aposta meramente na atitude proativa dos seus clientes? Xiii.... O ano começa hoje e, além das estratégias de qualificação e diferenciação de marcas, produtos e serviços, facilidades de pagamento e outras, é preciso divulgação. E com urgência!

Divulgar significa tornar público. E quando a informação tem caráter publicitário é para colocar algo ou alguém em evidência, propagar missão, visão e valores, promover atitudes de consumo, conquistar e/ou fidelizar clientes. Cria-se uma atmosfera de reconhecimento, admiração, interesse e atração favoráveis ao engajamento e às vendas. Com o plano de ação em prática, cabe mensurar os resultados para aperfeiçoamentos ou repetições.

As melhores perguntas para a definição da estratégia comercial são: qual é o propósito nesse momento? O que e por que vender? Qual público atingir? Onde ele está? Quando ele está? Quais são os seus hábitos? Como chegar até ele e manter uma relação? Quais são as melhores mensagens e canais disponíveis? Quais são os preços a praticar? Quais serão os canais de distribuição? Que orçamento disponho?

Cada negócio está propício a uma tática de incremento financeiro. Pense no aumento do fluxo de pessoas em sua loja com propagandas ou até parcerias – compre aqui e ganhe ali, por exemplo. Em como aumentar o ticket médio. Em bazares em grupo. E que tal abordar novos nichos? Será que cabem vendas corporativas?

Recentemente, um cliente/parceiro trouxe-me a seguinte ponderação: “No marketing você sabe com exatidão quanto dinheiro saiu, mas não o quanto voltou”. Realidade ou desculpa?

Olha, com breves abordagens/pesquisas junto ao consumidor você identifica qual foi a sua audiência, se a ação foi qualificada (qual o impacto para a imagem e o relacionamento), quantas foram as conversões e se a relação custo/benefício valeu a pena.

Sim, esse trabalho dá trabalho. E margem a imprecisões. Mas você prefere ficar de braços cruzados no balcão ou passar o tempo no Facebook e no WhatsApp? Todos queremos resultados fáceis e ágeis. Nem sempre isso é possível. Então não deixe o medo de perder lhe tirar a chance de ganhar.

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Alessandro da Mata é chefe executivo da Speaker Comunicação e Marketing - www.speakercomunicacao.com.br. Tem pós-graduação em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Cásper Líbero.


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