top of page

Comunicação não é custo, mas sim investimento!


Segunda-feira pela manhã. Chego ao hortifrúti para comprar pães e a atendente puxa conversa: “Gente, como as pessoas podem gostar tanto de Coca-Cola? Faz mal!”. Minha resposta é direita: “Comunicação e marketing, querida”.

Ok, nem tudo se resume à comunicação e ao marketing. A Apple se tornou a marca mais valiosa do mundo especialmente por inovar em soluções móbiles. E o Google por oferecer a plataforma de pesquisa mais prática, completa e multidisciplinar do planeta.

Em comum entre essas empresas vencedoras há uma série de pontos. Destaco dois deles, válidos para micro, pequenas, médias e grandes empresas, comércios e prestadores de serviços.

O primeiro é o branding. Trata-se da construção, projeção e gestão das marcas a partir de atributos e atitudes capazes de recall afetivo positivo e engajamento. Aqui, a comunicação e o marketing se dão sobre o prisma da imagem com excelência. Trabalho voltado à reputação (o senso comum) com credibilidade, em mídias off-line e online, de médio a longo prazo.

O segundo aspecto é a diferenciação. A habilidade de apresentar uma marca, um produto ou um serviço sem igual, em razão da qualidade ou de uma boa narrativa. Bem, você pode não ser um novo Thomas Edison ou Mark Zuckerberger. Eu também não sou. Mas posso ajudar-lhe com soluções para projeção e fortalecimento do seu negócio.

Se você dispõe de capital, eu tenho uma dica. Vamos comunicar! Aparecer! Dizer ao mercado e aos consumidores quem você é, o que tem para mostrar, qual é a razão de existir e como isso pode ser útil. Na crise, há oportunidades incríveis para sobressair ou conter a concorrência.

Na falta de recursos, vamos buscar parcerias e fazer permutas. Traçar estratégias de posicionamento e venda junto aos públicos estratégicos. Entenda: comunicação não é custo, mas sim investimento!

------ x -----

Alessandro da Mata é pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Cásper Líbero. Lida há 17 anos com comunicação institucional e de massa. Atualmente é chefe executivo da Speaker Comunicação e Marketing. Visite www.speakercomunicacao.com.br e saiba mais.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page